9 de Junho de 2014

"This was about the time that mom started to pull away."
CELEBRATED SUMMER
Charles Forsman
Fantagraphics, 2014
68 págs., P&B, capa mole

O ano passado, a Fantagraphics publicou The End of the Fucking World de Charles Forsman. Eu fiquei de escrever algo sobre o livro mas fiquei-me pelo teaser. Era uma história sobre uma adolescência difícil, diferente das outras, se calhar um oposto diametral, era sobre não sentir e como isso nos aproxima e afasta da nossa humanidade.
Forsman foi aluno do Center for Cartoon Studies e, após se formar, rapidamente se aventurou na publicação independente de banda desenhada. Fundou a editora Oily Comics, baseando-se numa política muito específica: formatos simples e preços acessíveis.
Celebrated Summer é a sua primeira longa história - na verdade, TEOTFW foi primeiro serializado e só depois colectado pela Fantagraphics - e continua a abordar o tema da adolescência.
Desta feita, o protagonista é um adolescente obeso chamado Wolf. Com o seu amigo Mike, Wolf faz uma pequena viagem de auto-descoberta após terminar o liceu. Wolf é um ser solitário (talvez seja daí que derive o seu apelido) que faz da introversão uma forma de viver. São os momentos de monologo interno que mais revelam sobre si e que nos dão vislumbres das áreas da sua vida que não são exploradas na narrativa - nomeadamente, porque vive só com a sua avó.
No desenho de Forsman nota-se a clara influência de Charles Schultz (Peanuts), um traço familiar e seguro que descomplica. Apropriado e familiar, ao contrário do que pensa a populaça, é sempre adulto e concilia-se bem com a temática e o ambiente desta bd.
Portanto, Celebrated Summer não é uma história per se, não segue um enredo nem se chega a uma conclusão concreta. É uma história sobre uma pessoa, a sua solidão e o que se pode, ou não, deduzir das entrelinhas. Um pouco como a vida real.

Sem comentários:

Enviar um comentário