6 de Agosto de 2016

"Depends on who you ask, really."
SUPERMUTANT MAGIC ACADEMY
Jillian Tamaki
Drawn & Quarterly, 2015
224 págs., P&B,  capa mole

Jillian Tamaki tem já uma substancial obra em termos de banda desenhada, geralmente, ou melhor, mais notoriamente, a acompanhar a sua prima Mariko (SKIM, This One Summer).
SuperMutant Magic Academy (a partir de agora SMMA) era o webcomic de Jillian Tamaki sobre uma escola de magia para jovens com capacidades especiais publicado entre 2010 e 2014 no Tumblr (outra vez!). A popularidade foi tanta que acabou por ser colectado pela Drawn and Quarterly em 2015 com o acréscimo de 40 páginas inéditas em forma de conclusão para a narrativa. 
Se é que se possa falar de narrativa propriamente dita. Na verdade, SMMA é mais uma espécie de strips (mas em página? pronto, pranchas) anedóticas, na sua maioria, autoconclusivas sobre momentos particulares na vida de cada uma das personagens.
Caracterizado por um humor absurdo, sardónico e pleno de angústia existencial e por personagens extraordinárias (Everlasting Boy, Frances, entre outros), SMMA é capaz de fazer o leitor rir à gargalhada numa página e noutra questionar-se sobre a natureza do Universo. À semelhança dos Peanuts de Schulz, há uma maturidade nas personagens que ultrapassa largamente a sua idade.
Claro que o desenho de Tamaki também não é nada de se deitar fora, embora varie muito em qualidade, suspeito, por SMMA ser mais um exercício que um projecto "a sério". Um óptimo exercício.

Sem comentários:

Enviar um comentário